Criar um ambiente de diversidade literária para crianças é fundamental para estimular a inclusão, a empatia e a curiosidade. A leitura é uma das melhores maneiras de apresentar às crianças a riqueza da diversidade cultural, social e étnica do mundo. Algumas ideias para criar um ambiente de diversidade literária para as crianças:
1. Escolha livros que reflitam a diversidade literária do mundo
– Mostre histórias de diferentes culturas e tradições – regiões e países diferentes, têm uma visão de mundo distintos e isso se reflete na literatura de cada região. Mostrar para crianças que essa variedade existe, aumenta o olhar de empatia e compreensão do outro.
– Apresente personagens com deficiências ou necessidades especiais – há formas lúdicas e simples de mostrar que todos somos parte de uma sociedade, quando leem e/ou estão inseridas em um ambiente com diversidade as crianças crescem achando muito natural a inclusão de todos indivíduos, diminuindo preconceitos e capacitismos.
– Forneça livros que apresentem famílias de estruturas diversas – as escolhas da sua família são suas, porém saber que há escolhas diferentes no mundo abre o olhar para diminuir preconceitos e conflitos desnecessários.
– Traga para o ambiente livros que abordem questões sociais e políticas relevantes – politizar nossa vida não é deixá-la mais chata nem combativa, é sim trazer para o dia a dia o direito de questionamento e luta por uma sociedade melhor. Tudo é político, inclusive a escolha de nossos livros.
2. Crie um espaço de leitura acolhedor e inclusivo, com:
– Livros que estejam na altura das crianças, deixe-as livres para escolher o que lhes agradam mais em cada momento diferente.
– Espaço para discussões e reflexões. Permita que as perguntas sejam feitas, inclusive durante a contação da história em casa. Lembre-se que você não precisa ter todas as respostas. Falar “não sei, vamos pensar juntos”, também eleva a autoestima e confiança da criança.
– O momento de leitura deve ser agradável, lúdico e divertido. E não uma obrigação como cumprir uma tarefa do dia. Faça do canto da leitura um espaço alegre e acessível.
3. Vivam a leitura em família
– Leia livros juntos e discuta os temas e personagens. Viaje nas histórias juntos com eles. Mesmo que não faça sentido lógico para você.
– Encoraje as crianças a compartilhar suas opiniões e pensamentos. Nem todo mundo gosta dos mesmos temas e estilos. Por mais que seja muito gostoso dividir com nossos filhos nossos gostos por livros ou personagens, permita que a criança tenha seu próprio gosto e desgosto.
– Faça conexões entre os livros e a vida real. Trazer para a realidade ajuda a concretizar na mente infantil a relevância de cada história. E deixe-se surpreender com a compreensão deles. Muitas vezes subestimamos o que eles captam.
4. Participe de eventos literários
– Visite feiras de livros e eventos de literatura infantil. Nestes eventos não corra atrás somente de personagens e livros consagrados. Junto com a criança, explore pequenas editoras, conheça novos escritores, a literatura é um mundo muito maior do que vocês imaginam.
– Participe de clubes de leitura e discussões. Existem clubes on-line e presenciais. Procure nas livrarias mais próximas se há uma iniciativa do tipo, caso não, não se encabule de sugerir. No mundo on-line também há possibilidades, caso os presenciais sejam em locais muito distantes.
– Procure saber se na escola da criança há feiras literárias. Seja ativo e pergunte e sugira que tenha. Trazer autores e produtores de livros para o ambiente escolar, aproxima a infância do mundo mágico das histórias infantis.
5. Transforme o livro infantil em entretenimento
– Passeios que incluam bibliotecas e livrarias – não precisa gerar o consumismo desenfreado nas crianças. Um passeio por livrarias não precisam gerar compras rápidas. Permitam que os pequenos conheçam e desejem livros. E ainda, procure as bibliotecas da sua cidade, estimule os bibliotecários a criarem eventos e brincadeiras com as crianças. Incentive a criança a interagir com todas as outras presentes no ambiente do livro. Na editora Pé de Palavra adoramos participar de eventos, aqui algumas fotos do último evento que tivemos este mês na https://livrariaponte.com.br/ .
– Reflita sobre seus gastos – livros são vistos como objetos caros, e por isso limitam-se muitas vezes o acesso das crianças a eles. Entretanto, considere o quanto é o gasto da família no dia a dia com entretenimentos ou eventos infantis. É bastante provável que haja mais espaço para o livro do que normalmente se imagina.
Na editora Pé de Palavra temos como missão impulsionar novos leitores. E com isso ajudarmos a criar uma sociedade com visão mais ampla do mundo e das possibilidades para melhorá-lo. Uma das formas que gostamos muito de trabalhar essa missão é estarmos presentes em eventos e feiras locais e também dentro de escolas. No texto do blog https://editorapedepalavra.com.br/editora-nas-escolas-marca-vidas/ mostramos um pouquinho de uma semana incrível em que estivemos presente.
Criar um ambiente de diversidade literária para as crianças é um investimento importante para sua educação e desenvolvimento. Vamos juntos criar uma geração mais inclusiva, empática, curiosa e leitora.
1 Comentário
Comentário