Impulsionar novos leitores é nossa vocação e missão. Mas para que isso aconteça é necessário que nossos livros encontrem os seus leitores. E não há lugar melhor para isso acontecer que colocar a editora nas escolas de nossas cidades, nosso país, quem sabe?
Editora nas escolas geram memórias, formam raízes.
Lembro-me das feiras de livros da minha escola. Os livros eram expostos na quadra, em carteiras de alunos posicionadas juntas, ou nas mesas dos professores que eram maiores. Às vezes tinha expositor no pátio também. Quando um autor ia à feira, nossa!, era um sonho. Lembro de sair feliz da escola com um, dois ou alguns livros na mão.
O que eu não fazia ideia era que aquele momento era tão marcante para os autores e expositores como era para mim criança. Não me recordo mais quem estava lá, que dia foi, quantos anos eu tinha, se teve contação de histórias. Mas a memória não é uma planilha correta, com tudo preenchido nos quadrinhos certos, memória é emoção, sentimento e formação das nossas raízes. Sem que nem mesmo saibamos, as memórias afetivas moldam o dia a dia.
Nem sempre é fácil acreditar nisso, o mundo não anda dos melhores, mas quando foi?,rs. E como quem trabalha com livro também pode ser descrito como sonhador e “acreditador”, podemos crer que, pelo menos, estamos tentando. Desistir não está nos nossos planos, por mais loucura que isso possa parecer. E continuaremos levando a editora nas escolas, em várias escolas, faremos muita contação de histórias e acreditaremos sempre no futuro desses pequenos.
Pé de Palavra, alegria sem igual de ver a editora nas escolas
Estivemos como escritoras e editoras em algumas escolas, e já estamos com outras programadas. Na última, contamos histórias para 20 turmas de maternal ao quinto ano e participamos de conversas com alunos do sétimo ano. Crianças de 2 a 12/13 anos. Uau. Não podemos dizer que todas ficaram encantadas da mesma maneira. Nem toda contação teve a mesma animação, a mesma participação, o mesmo envolvimento e atenção. Claro que não, e nem pretendíamos isso.
Porém, o que é interessante é como impulsionar novos leitores também nos impulsiona. Como queremos ser melhores a cada turma que passa, como mudamos o tom a cada idade, como eles nos tratam com tanto cuidado, assim como queremos fazer com eles. Somos mães, é claro que já vivemos muitos momentos com crianças. Não é um universo desconhecido, mas entrar em uma escola, participar da formação de tantas memórias é…não tem como não usar clichês, é especial, mágico, incrível, mas como trabalhamos com palavras vou tentar: é admirável, magnífico, fabuloso, é indizível!
Claro, vamos às escolas vender livros também, e para os pequenos comprar o livro de uma história que acabaram de ouvir, que tiveram os autores ali pertinho, cria toda uma conexão diferente com a leitura e com esse mundo fantástico das histórias. Comprar livros de grandes franquias de personagens é muito legal, quem não gosta de um herói ou de uma princesa? Entretanto, ter nas mãos o livro de um autor que você conheceu, que sentou junto com você, que te ouviu, com quem você pôde trocar algumas palavras é uma experiência!
Um livro não é o produto livro. Um livro é devaneio, é divagação, ideação, é energia inventiva, entretenimento, passatempo, distração, imagina comprar tudo isso das mãos de quem o criou, uma vivência sem igual.
Já é sabido que a literatura traz muitos benefícios para o desenvolvimento humano, e colocá-lo como parte do dia a dia, e um dia a dia lúdico, leve, sem obrigação de provas e mostrando o quanto é possível não apenas ler, mas viver as histórias, é muito especial, no nosso blog já temos o texto https://editorapedepalavra.com.br/blog-7-beneficios-da-literatura-infantil/ que fala um pouco mais desse tema.
Seguiremos com mais feiras em escolas e cidades a fora, muita programação boa ainda para 2024. E dividiremos tudo por aqui. Agosto será animado, teremos a editora nas escolas de Niterói novamente, além de outras coisinhas importantes! E setembro estaremos em São Paulo, quem for dessa parte do país já pode ir se preparando, os ingressos para a Bienal já estão a venda https://feverup.com/m/177232. Encontre a gente lá! E acompanhe nas redes sociais para não perder nenhum evento.
3 Comentários
Que trabalho lindo!
Prosperidade para Editora!
Que muitas crianças tenha acesso a esse trabalho que muda a vida é a imaginação delas!
Ah, obrigada, Fernanda! Ter contato com as crianças é sempre incrível!
Comentário