Esta é a editora Pé de Palavra que tem em sua maior missão impulsionar a leitura e chegar a muitos cantinhos e cantões desse Brasil (quem sabe mais!). A abertura da empresa gerou muitas perguntas e fascínio à nossa volta. Mas por que uma editora? Vocês acham mesmo que é um negócio válido? Vão trabalhar demais e ganhar de menos (essa parte provavelmente é verdade, rs).
O mercado do livro está em declínio no Brasil há mais de décadas. Os jovens estão cada vez mais viciados em tecnologia. E podemos seguir a lista de contras de mergulhar ainda mais no mundo maravilhoso dos livros. Sim, porque afundadas já éramos, e agora estamos indo bem fundo nessa história. Mas por que abrir uma editora hoje? A verdade é que quando acreditamos realmente em algo fica muito difícil ir contra.
Escrever e contar histórias é nossa paixão e vocação. Entretanto, fazer essas histórias chegarem até os leitores é um trabalho árduo, bonito e bem longo e, que hoje em dia é preenchido na maior parte das vezes por grandes editoras ou por lutadores, perdão autores independentes, que consigam ter a disponibilidade (seja física mesmo e financeira também) para levar a sua arte até as pessoas.
Trabalhando como autoras descobrimos o encanto que é ter contato direto com os leitores, participar de feiras, estar nas livrarias, conversar com outros autores e editores. E daí foi um pulo para entendermos que juntando tudo isso, poderíamos levar por muitos lugares não só os nossos livros mas também o de outros autores que com a gente se identificassem. Como? Abrindo nossa própria editora.
Claro que não foi tão simples. Foi e ainda é necessário um grande trabalho e preparação. Temos a consciência que será necessário muito mais. Porém isso não é assustador, muito pelo contrário, somos um pouco audazes e amamos uma aventura bem calculada (inclusive já temos algumas que dão boas novelas).
Entretanto, montar uma empresa requer mais do que gosto por situações inusitadas. São dias e semanas e meses de envolvimento, leituras, decisões, enfim, um mergulho mesmo para que tudo saia do papel (ou entre nele) de maneira correta e bem feita. Que erraremos, não temos dúvida, já até cometemos uns erros nessas primeiras etapas, mas será sempre fazendo de tudo para que dê certo. Quando digo tudo, pode incluir cansaço, desentendimentos, reuniões e mais reuniões, conversas às quatro da madrugada de algum domingo desses, escolha de colaboradores em quem podemos confiar, enfim, uma grande gama de decisões.
Entre as decisões mais cruciais foi encontrar nosso nicho: para quem publicaremos? Queremos impulsionar a leitura, tentar modificar aquelas estatísticas que comentamos que os jovens estão cada vez mais distantes dos livros. Então, nos pareceu bem claro o que precisávamos fazer: nos dedicar à literatura dos mais novos. Assim nasce a Editora Pé de Palavra com a missão de impulsionar novos leitores e fazer os livros chegarem a todos os cantinhos e cantões do Brasil!
Entendemos que impulsionar a base, ajudando a construir novos leitores é um bom caminho para mudarmos a cultura de consumo de livros em nosso país! Então hoje somos uma editora focada em encurtar os caminhos entre livros e leitores, visando facilitar o acesso à cultura literária, proporcionando abertura para questionamentos, diálogos e entendimento do mundo e do nosso lugar nele. E também proporcionando entretenimento, por que não? Afinal, livros são sim uma diversão!
3 Comentários
Parabéns pela iniciativa de estimular o desenvolvimento de novos leitores! Com o talento e empenho de vocês, esse Pé por certo irá trazer belas palavras para todos nós! Sucesso!!!
Comentário